domingo, 2 de março de 2008

CARTA DE PROTESTO A UM JORNALISTA NORTE-AMERICANO

CARTA A UM JORNALISTA NORTE-AMERICANO Prezado senhor: Tenho acompanhado pelos meios de comunicação suas palavras ou, até mesmo, sua loucura. Sou apenas um brasileiro que, admira muitos dos seus conterrâneos que se tornaram grandes amigos meus. Não tenho raiva do teu país, apesar de muitas vezes ele ter me dado motivos para isso. Mas o que me traz aqui é uma revolta que certamente é a mesma que abate milhares de simples brasileiros como eu. Somos um país de Terceiro Mundo, subdesenvolvido, que tem suas mazelas e seus problemas. Temos, em termos de tecnologia, um grande avanço nas mais diversas áreas, principalmente a aeronáutica. Inclusive, a nossa Embraer é a terceira maior empresa aeronáutica do mundo. Nosso sistema de vigilância aérea é composto por produtos de origem norte-americana, ou totalmente, ou em sua grande maioria. O senhor esteve em nossos céus recentemente. Teve a oportunidade de conhecer o nosso sistema de navegação e vigilância aérea que segue os padrões mais rigorosos internacionais e, até agora, tudo indica que eles funcionaram muito bem. Todos os indícios indicam erros grosseiros dos tripulantes do avião ao qual o senhor viajava. Tais erros, tão sem nexo e primários, ceifaram a vida de 154 pessoas e deixaram mais de uma centena de famílias sem seus entes queridos. Deixou um país em luto e consternado por saber que tudo isso poderia ter sido evitado. Não quero entrar nos meios técnicos, porque sou apenas um entusiasta da aviação, mas entendo um pouco do que aconteceu. O senhor diz aos quatro cantos do mundo que nosso sistema aeronáutico não serve, é ineficiente. Ora, lhe pergunto: O seu sistema evitou o 11 de setembro? O seu sistema evitou outros choques de aviões menores contra edifícios? O seu sistema evitou recentemente outro choque contra um prédio através de um avião pequeno? Infelizmente senhor jornalista, não!!! Infelizmente milhares de vidas foram perdidas porque o seu sistema de monitoramento não foi eficiente. Sinto por essas vidas ceifadas pelo sistema de monitoramento da maior potência do planeta. Sinto pelas famílias que perderam seus entes queridos. Mas, como ser humano e brasileiro, lamento mais ainda pelas 154 vidas perdidas, ceifadas, interrompidas por erros humanos. O senhor já parou para pensar que, enquanto divaga pelos quatro cantos do mundo com acusações e desvarios, 154 pessoas perderam suas vidas? O senhor já parou para pensar que enquanto o senhor está no seu país, mais de uma centena de famílias choram pela perda de seus entes queridos? Talvez não! Também o senhor critica o tratamento que os pilotos estão recebendo no meu país. Ora, teoricamente, são acusados de omissão e de homicídio. Não vou entrar nos méritos, mas lhe pergunto: se fosse o contrário, como seríamos tratados? Ainda, para o senhor entender um pouco o que aconteceu, imagine que o senhor esteja dirigindo um ônibus em uma via de mão única e um carro estivesse vindo na contramão e todo apagado. Como o senhor reagiria? Para mim, resta apenas esta pergunta! Não tenho raiva do senhor, nem tão pouco do seu país. Fui educado a respeitar tudo e a todos. Mas, enquanto brasileiro, enquanto ser humano, peço ao menos respeito por parte do senhor pelas 154 vidas ceifadas, assassinadas pelo acidente com o vôo 1907 da Gol Linhas Aéreas. Peço ao senhor que ao menos que se lembre sempre que, por um erro primário, 154 vidas foram perdidas deixando uma enorme lacuna repleta de dor e tristeza nas famílias destas pessoas. Peço ao senhor que se solidarize com uma nação que ainda não se recuperou do maior acidente aeronáutico de sua história. Peço ao senhor respeito pelo luto de uma nação que enterra seus filhos sem ao menos ter culpa deste acidente. Senhor jornalista, foram 154 vidas ceifadas sem ao menos saber por que ou por terem culpa de algo...
Milvo Juliano Rossarola Júnior é professor de espanhol e português de escolas da rede privada e um entusiasta da aviação que ainda não se recuperou da enorme tragédia ocorrida no mês de setembro e que se solidariza com os familiares de todas as vítimas do vôo 1907 da Gol Linhas Aéreas.

COVEST 2007 - TIPO A - ESPANHOL

El Chándal de Castro. Aproximadamente en las mismas fechas en que nació Fidel Castro, los hermanos Adolf Dassler y Rudolf Dassler fundaron una empresa de prendas y material deportivo llamada “Gebrüder Dassler Schuhfabrik”. Como suele suceder hasta en las mejores familias, los hermanos tuvieron sus más y sus menos, y acabaron por separarse. Rudolf fundó entonces “Puma”, mientras que Adolf, conocido como “Adi”, decidió seguir en el negocio con la empresa matriz, a la que rebautizó con el nombre de “Adidas”. Es decir, su diminutivo seguido de la primera sílaba de su apellido. Tampoco se puede decir que Adolf, alias “Adi”, le echara una gran imaginación. La empresa ha llegado a estar al borde de la ruina, pero no sólo logró superar el bache, sino que el año pasado compró la estadounidense “Reebok” por unos 485 millones de euros. Hoy, “Adidas” es el proveedor del vestuario oficial de la NBA, uno de los símbolos de la sociedad estadounidense. Contemplar ayer a Fidel Castro, en la portada de la mayoría de los periódicos, luciendo un chándal de “Adidas”, me ha fascinado. Me encantan estos minúsculos detalles, estos pormenores de apariencia superficial sobre los que me tienta aventurar todo tipo de especulaciones. Está claro que la revolución se mantiene vigilante, que las órdenes del dictador son seguidas con fidelidad, pero siempre es más fácil neutralizar a un Secretario de Defensa, aunque sea de una nación tan poderosa como Estados Unidos, que detener la infiltración de una empresa multinacional. El camino por el que ese chándal ha llegado hasta Cuba, primero, y, luego, hasta el vestuario de Castro, y, después, ha sido elegido para sustituir el uniforme de guerrillero sempiterno, son una serie de circunstancias que me apasionaría conocer. Pasar de la guerrera verde oliva al chándal de “Adidas” es algo más que una metáfora. El chándal, además, es el uniforme hortera del ejecutivo de medio pelo occidental durante el fin de semana, sobre todo si no hace deporte. Fidel no hace deporte. Simplemente, ha cambiado de uniforme. Estaremos atentos a los cambios que vayan a producirse en lo sucesivo. (14/08/2006 LUIS DEL VAL, Diario Directo)
33. Después de una lectura global del texto, podemos afirmar que el asunto central del mismo es: A) la historia de la marca de prendas deportivas “Adidas”, desde sus orígenes hasta nuestros días. B) un informe relativo a la evolución de la enfermedad que padece Fidel Castro. C) la preferencia del mandatario cubano en cuanto a prendas de vestir se refiere. D) la simbología sociopolítica que puede derivarse del cambio de indumentaria de Fidel Castro. E) una reafirmación sobre la actual vigencia de los valores en los que se sustenta el régimen cubano. Letra D Justificativa: O assunto que motiva a redação do artigo é a surpresa que causa no jornalista a aparição de Fidel Castro de moletom, quando a prenda de vestir habitual do presidente cubano sempre foi a farda militar. Aliás, o moletom é da firma multinacional Adidas, símbolo do capitalismo ocidental, isto é, a ideologia oposta à revolução cubana. Portanto, a opção correta é D). Por sua vez, a opção A) apenas se refere a um assunto secundário ou introdutório e não ao assunto central do texto. A opção B) simplesmente não tem correspondência com nenhuma passagem do texto. C) não representa a matéria do texto: efetivamente, não estamos, por exemplo, ante um artigo sobre moda ou relativo ao bom gosto na forma de vestir de Castro. Por último, E) não tem nada a ver com o conteúdo do texto.
34. Después de revisar los contenidos del primer párrafo del texto, es correcto afirmar que: A) Fidel Castro y los hermanos que fundaron la empresa original que hoy se llama “Adidas" nacieron en el mismo año. B) el nombre de la firma “Adidas” tiene relación con el nombre del que fue su fundador. C) Adolf Dassler es el fundador de “Reebok”. D) “Reebok” es la firma que provee el vestuario oficial de la NBA estadounidense. E) la empresa “Puma” factura al año 485 millones de euros. Letra B Justificativa: A opção A) não está correta. O que se diz no texto é que na época do nascimento de Fidel Castro os irmãos Dassler já tinham fundado sua empresa, ou seja, são mais velhos do que Castro. A opção C) também não está correta, porque Adolf Dassler, como dono da “Adidas”, comprou recentemente a “Reebok”, mas não a fundou. Por sua vez, a opção D) tampouco está correta, porque a informação que aparece no texto indica que é “Adidas” e não “Reebok” a provedora do vestuário oficial da NBA. A opção E) mostra um dado errado: esses 485 milhões de euros representam o preço da compra da “Reebok” pela “Adidas” e não a receita da firma “Puma”. Portanto, a opção correta é B). Efetivamente, no texto se explica a origem do nome “Adidas”: o apelido do nome próprio do fundador (Adi) e, à continuação, a primeira sílaba do sobrenome (das).
35. Lea atentamente el contenido correspondiente al segundo párrafo del texto. A continuación, escoja la opción correcta. A) Fidel Castro ha pactado con Estados Unidos aparecer en la fotografía con un chándal de la marca “Adidas”. B) La ideología revolucionaria no ha sido capaz de detener la capacidad de penetración de una multinacional. C) Las órdenes de Fidel Castro no han sido obedecidas. Está debilitado a causa de su enfermedad. D) El autor del texto está contento porque le parece muy bonito el chándal que luce Fidel Castro en las fotografías. E) Para el autor, Fidel Castro peca de superficial: se preocupa en exceso por las prendas de vestir. Letra B Justificativa: As opções D) e E) não estão corretas pelo fato de que o teor do texto não é, de forma alguma, uma valoração das prendas de vestir de Fidel Castro. Os pequenos detalhes formais dos quais fala o jornalista são de interesse pelas conseqüências simbólicas que, na prática, podem significar: a penetração das multinacionais numa economia socialista. Daí que a opção correta seja a opção B). Portanto, a opção C) também não está correta porque no texto se diz justamente o contrário: “las órdenes del dictador son seguidas con fidelidad”. Por sua vez, a opção A) não corresponde a nenhuma passagem do texto.
36. Según el contenido del último párrafo del texto, podemos afirmar que: A) el autor le reprocha a Fidel Castro el no practicar ningún deporte. Ésa ha sido, sin duda, la causa de su grave enfermedad: “Fidel no hace deporte”. B) el autor le reprocha a Fidel Castro el cambio de indumentaria. No le gusta su nueva apariencia. C) el autor del texto supone que, en los próximos días, la indumentaria que lucirá Fidel Castro volverá a cambiar: “Estaremos atentos a los cambios…” D) Fidel Castro se asemeja a los ejecutivos capitalistas, que usan chándal los fines de semana como mera apariencia. E) los servicios secretos cubanos deben emprender una investigación para descubrir quién introdujo el chándal en el vestuario de Fidel Castro. Letra D Justificativa: A opção A) não está correta, porque o problema do moletom não é o fato de que Castro não faça esporte, mas o que isso pode representar, como se indica na opção D). Por outro lado, nada se diz no texto sobre sua doença. De novo, tampouco pode estar correta a opção B), porque, como já dissemos, não é um texto sobre modas ou sobre o bom gosto no vestir. Na frase “Estaremos atentos a los cambios que vayan a producirse en lo sucesivo”, essas “mudanças” (“cambios”) não se referem às roupas de Fidel Castro, mas a outros eventuais acontecimentos sócio-políticos. Portanto, a opção C) não está correta. A opção D) é a opção correta porque o fato de vestir de moletom quando não se pratica esporte é comum entre muitos executivos médios do capitalismo ocidental. Castro parece emular esse costume, segundo aparece vestido na fotografia que inspira o artigo do jornalista. Por último, a opção E) não corresponde a nenhum conteúdo do texto.
37. Indique, relacionando las columnas que aparecen a continuación, cuáles serían los vocablos y expresiones equivalentes en portugués a las siguientes palabras y expresiones españolas: 1) apellido ( ) jaqueta 2) guerrera ( ) sobrenome 3) ruina ( ) moletom 4) chándal ( ) falência 5) alias ( ) apelido La secuencia correcta es: A) 2, 1, 4, 3, 5. B) 2, 4, 5, 1, 3. C) 4, 2, 5, 1, 3. D) 5, 1, 3, 2, 4. E) 4, 1, 2, 5, 3. Letra A Justificativa: 1) apellido ( 2 ) jaqueta 2) guerrera ( 1 ) sobrenome 3) ruina ( 4 ) moletom 4) chándal ( 3 ) falência 5) alias ( 5 ) apelido Note-se: A palavra portuguesa “apelido” corresponde às espanholas “alias”, “mote” ou “apodo”. Por sua vez, o vocábulo português “sobrenome” é o “apellido” do espanhol. Também não deve confundir-se a palavra portuguesa “ruim” (“malo”, em espanhol) com a espanhola “ruina”. De fato, existe a forma portuguesa “ruína” com o mesmo significado que a espanhola. Porém, é mais usada habitualmente a palavra “falência” quando a “ruína” se refere à bancarrota, isto é, a assuntos de índole econômica.
38. Lea atentamente el siguiente pasaje, correspondiente al último párrafo del texto : “El chándal, además, es el uniforme hortera del ejecutivo de medio pelo occidental durante el fin de semana, sobre todo si no hace deporte”. Con respecto a su contenido, podemos afirmar: 1) el chándal es una forma de vestir que caracteriza a las personas que han perdido pelo. 2) a pesar de no hacer deporte los fines de semana, el chándal resulta ser una prenda elegante para algunos ejecutivos. 3) algunas personas tienen el hábito de usar chándal el fin de semana, a pesar de no hacer deporte. 4) la costumbre de llevar un chándal cuando no se practica deporte resulta ridícula. 5) llevar chándal el fin de semana es una moda que se ha extendido entre los ejecutivos médios occidentales. Son correctas: A) 3, 4 y 5 solamente B) 1, 2, 3, 4 y 5 C) 1 y 3 solamente D) 2, 3 y 4 solamente E) 1, 2 y 3 solamente Letra A Justificativa: A resposta 1) é falsa porque a expressão espanhola “ejecutivos de medio pelo” não significa “com pouco cabelo”, mas “de categoria ou classe média”, ou quase, às vezes, “de pouca categoria”, isto é, pessoas que tentam aparentar que pertencem a uma categoria superior, mas que pelos seus costumes deixam entrever sua falta de classe. A resposta 2) é falsa, porque não se faz nenhuma valoração ao respeito do vestuário no texto. Em todo caso, o jornalista quer mostrar o absurdo do costume desses executivos de usar moletom nos finais de semana, quando normalmente usam terno. Portanto, as respostas 3) e 4) e 5) são verdadeiras. Desta forma, a opção correta é a opção A), ou seja, estão corretas 3, 4 e 5 apenas.
39. En el primer párrafo del texto aparece el siguiente fragmento: “le echara una gran imaginación”. Fíjese en el término “echara”. Indique cuál es la secuencia en la que TODAS las formas pertenecen al mismo verbo. A) eché – he hecho – echaría – hago B) hice – hago – echaremos – echase C) echo – echado – hemos echado – eche D) hecho – he echado – he hecho – echaremos E) hache – hecho – hemos hecho – echaré Letra C Justificativa: Não devem confundir-se algumas formas do verbo espanhol “echar” com as correspondentes ao verbo “hacer”. Produz-se especial equívoco, devido a que são formas homófonas, nas palavras “echo” (primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo “echar”) e “hecho” (particípio do passado do verbo “hacer”, equivalente à forma portuguesa “feito”; outras vezes, “hecho” é um substantivo, e equivale à forma portuguesa “fato”). Segundo estas apreciações, podemos dizer: A opção A) não está correta, porque contém formas do verbo “echar” (eché, echaría) e do verbo “hacer” (he hecho, hago). Pela mesma razão, não estão corretas as opções B) e D); opção B): hice, hago (verbo “hacer”) / echaremos, echase (verbo “echar”); opção D): hecho, he hecho (verbo “hacer”) / he echado, echaremos (verbo “echar”). Por sua vez, a opção E) tampouco está correta porque, além de misturar formas correspondentes aos dois verbos, inclui o nome espanhol da letra “h” (hache). Portanto, a opção correta é a opção C), que apenas contém formas verbais do verbo “echar”: echo (primeira pessoa do singular do presente do indicativo), echado (particípio do passado), hemos echado (primeira pessoa do plural do “pretérito perfecto compuesto” – tempo que não existe no paradigma verbal do português-), eche (primeira ou terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo).
40. Considere el siguiente fragmento, contenido en el primer párrafo del texto: “Como suele suceder hasta en las mejores familias…”. El sentido de dicho fragmento es: A) lo que ocurre habitualmente en las familias, incluso en las mejores. B) lo único que sucede en las mejores familias. C) lo que ocurre a veces en las mejores famílias. D) aquello que casi nunca acontece en el seno de las familias. E) aquello que nunca sucede en las familias. Letra A Justificativa: O verbo espanhol “soler” usa-se precedendo a outras formas verbais em infinitivo e indica que a ação significada pelo verbo em infinitivo se realiza habitualmente. Segundo esse critério, a opção correta é a opção A): “lo que ocurre habitualmente en las famílias”.
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MUDANÇAS VESTIBULAR COVEST - 2008Eis aqui as mudanças para o vestibular 2008 da COVEST divulgadas em seu site:

Eis aqui as mudanças para o vestibular 2008 da COVEST divulgadas em seu site: O listão dos classificados no Vestibular 2007 foi divulgado há alguns dias, mas o Vestibular 2008 já começa a dar sinais de que também virá com muitas novidades para os candidatos. E as mudanças vão atingir justamente a preparação dos estudantes ao longo do ano, pois as alterações têm a ver com o conteúdo programático das matérias exigidas durante as provas. Os programas de Português, Literatura, História, Geografia, Geometria Gráfica e Biologia passaram por modificações. Alguns assuntos foram adicionados a fim de atualizar os conteúdos e tornar a seleção mais significativa e socialmente relevante. A lista com as mudanças segue abaixo. PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA 1. Análise e compreensão de textos, objetivando reconhecer: • a idéia global do texto ou de um parágrafo; • o argumento principal ou os argumentos secundários defendidos pelo autor; • o objetivo ou a finalidade pretendida para o texto; • a síntese do conteúdo global do texto; • as características do tipo ou do gênero do texto em questão; • a função (referencial, expressiva, apelativa, poética, fática e metalingüística) predominante; • a fidelidade de paráfrases a seus segmentos de origem; • relações do texto com outros textos (intertextualidade); • relações do texto com o contexto sociocultural no qual se insere; • informações explícitas e implícitas veiculadas; • o nível (formal ou informal) da linguagem utilizada;• relações semânticas (causalidade, temporalidade, conclusão, comparação, finalidade, oposição, condição, explicação, adição, entre outras) estabelecidas entre parágrafos, períodos ou orações; • expressões que indicam a seqüência das diferentes partes que compõem o texto; • relações de sentido entre palavras ou expressões (sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia e partonímia); • usos metafóricos e metonímicos das palavras e expressões; • efeitos (como o da ambigüidade) do valor polissêmico ou homonímico de palavras e expressões; • efeitos pretendidos pelo uso de certos recursos lexicais e gramaticais (repetição de palavras, associação entre palavras semanticamente afins, substituições ou retomadas pronominais e adverbiais, entre outros); • marcas típicas da oralidade formal e informal; • expressões que indicam variações regionais, sociais ou de época da língua portuguesa, com destaque para aspectos relacionados aos usos do português contemporâneo do Brasil; • marcas a partir das quais se pode identificar a posição do autor em relação às idéias veiculadas; • a função ou informação presentes em outros recursos gráficos e em elementos não verbais (parênteses, aspas, tipos de letras, de formatos do texto, imagens, gráficos, tabelas, entre outros); • efeitos dos sinais de pontuação na determinação da coerência do texto; • efeitos de sentido de elementos morfossintáticos: ○ o valor semântico de radicais, prefixos e sufixos; ○ o uso de neologismos e de empréstimos lingüísticos; ○ flexões (regulares e irregulares) do verbo;○ regência (nominal e verbal), concordância (nominal e verbal) e ordem das palavras ou expressões no enunciado; ○ aspectos das convenções ortográficas. 2. Produção de duas questões discursivas, a partir de algum estímulo textual ou lingüístico. 3. Elaboração de um texto do tipo argumentativo, com base em um tema proposto ou em uma situação apresentada, conforme uma das seguintes propostas: a) redação de um comentário opinativo;b) redação de uma carta formal. A avaliação do texto levará em conta a observação dos seguintes aspectos: • Apresentação formal do texto • Elementos da construção textual ○ Fidelidade ao tema proposto ○ Progressão temática ○ Articulação ou encadeamento das idéias ou das informações ○ Relevância dos argumentos apresentados ○ Adequação vocabular • Elementos lingüísticos ○ Regência nominal e verbal ○ Concordância nominal e verbal ○ Colocação ○ Pontuação ○ Ortografia PROGRAMA DE LITERATURA 1. Barroco e Arcadismo• Pe. Antônio Vieira, Gregório de Matos e Tomás A. Gonzaga 2. Romantismo:• Prosa: José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida• Poesia: Gonçalves Dias, Castro Alves e Álvares de Azevedo 3. Realismo/Naturalismo:• Machado de Assis e Aluísio Azevedo 4. Parnasianismo/Simbolismo• Olavo Bilac e Cruz e Souza 5. Pré-Modernismo:• Lima Barreto, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha 6. Modernismo• Mário de Andrade e Oswald de Andrade• Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade• João Guimarães Rosa e Clarice Lispector 7. Literatura nordestina moderna e contemporânea• Graciliano Ramos, Jorge Amado, Rachel de Queirós• Ariano Suassuna, Osman Lins• João Cabral de Mello Neto, Joaquim Cardozo - LEITURAS RECOMENDADAS • Primeiras Estórias – Guimarães Rosa;• A Hora da Estrela – Clarice Lispector;• O Fiel e a Pedra – Osman Lins;• O Auto do Frade – João Cabral de Mello Neto;• O Primo Basílio – Eça de Queirós;• D. Casmurro – Machado de Assis. Literatura Portuguesa: • Eça de Queirós – Realismo Prosa;• Fernando Pessoa – Modernismo Poesia;• José Saramago – Prosa contemporânea. Obs.: A partir do Vestibular 2008, as leituras recomendadas serão renovadas a cada 02 (dois) anos. PROGRAMA DE HISTÓRIA 1. HISTÓRIA GERAL • As concepções de História: o Marxismo, a Escola do Annales e a Nova História.• Religião e poder na Antigüidade Oriental.• A Antiguidade Clássica: as contribuições das culturas grega e romana para a civilização ocidental.• A sociedade medieval: as mudanças nas relações de poder e nos hábitos culturais; as culturas bizantina e muçulmana.• O Renascimento, as reformas religiosas do século XVII e a construção do mundo moderno.• A expansão marítimo-comercial: colonização e confrontos culturais.• As concepções teóricas sobre formação do Estado Moderno.• O Iluminismo e a construção da modernidade; as Revoluções burguesas na Inglaterra e na França e os novos hábitos culturais.• A independência das colônias européias da América;• Os movimentos culturais do século XIX e a construção dos novos saberes.• As utopias revolucionárias e o marxismo.• A expansão do capitalismo europeu na África e na Ásia.• A concorrência imperialista e a questão da Guerra de 1914-18.• A revolução de 1917 na Rússia.• O modernismo nas artes e a construção de novas representações culturais.• O totalitarismo e a segunda Guerra Mundial.• A Descolonização na África e na Ásia.• Conflitos e contradições na 2ª metade do século XX: a globalização, as reformulações na política e a sociedade de consumo. 2. HISTÓRIA DO BRASIL • O Brasil antes da chegada dos europeus.• Os fundamentos da colonização portuguesa.• As disputas entre as metrópoles européias e a presença holandesa no Brasil.• A penetração nos sertões pela expansão da pecuária. A importância da mineração no século XVIII.• As manifestações culturais no Brasil Colônia.• As crises do sistema colonial e os movimentos de resistência à dominação portuguesa.• O processo da Independência: transferência do governo português para o Brasil; Revolução Pernambucana de 1817.• A montagem do Estado Nacional e as resistências: a Confederação do Equador em Pernambuco.• O Segundo Reinado: a expansão da lavoura cafeeira, as novas relações de poder e a Revolução Praieira.• A luta contra a escravidão e seus impasses políticos e o abolicionismo em Pernambuco.• As idéias republicanas e os seus limites.• A cultura brasileira e a modernização no século XIX.• Os movimentos políticos da primeira república e a luta contra as oligarquias.• O Estado Novo e o autoritarismo político.• O fim do Estado novo e a República Brasileira no período de 1946 a 1964; as dificuldades de democratização da sociedade brasileira.• O controle político-militar da sociedade e os movimentos de resistência ao autoritarismo nos anos pós 1964.• As ligas Camponesas em Pernambuco.• A luta pela abertura política e a República Brasileira hoje.• A cultura brasileira no século XX, as suas possibilidades de autonomia e a modernização dos hábitos sociais. PROGRAMA DE GEOGRAFIA 1. A Ciência Geográfica - Objeto de estudo da Geografia. A evolução do pensamento geográfico. Os métodos da Geografia. Aplicações do conhecimento geográfico.2. O Planeta Terra - A estrutura interna da Terra. Os movimentos principais da Terra e suas conseqüências geográficas. A estrutura geológica. A dinâmica das placas litosféricas. A representação cartográfica. Os elementos de um mapa.3. As condições climáticas ambientais - A estrutura vertical da atmosfera terrestre. Elementos e fatores do clima. Os diversos tipos climáticos e suas características. Os climas regionais.4. A compartimentação do relevo terrestre - As influências dos fatores estruturais e das condições climáticas atuais e antigas. Os diversos compartimentos do relevo. O relevo e a ocupação do espaço geográfico.5. A hidrosfera. A distribuição das águas. O ciclo hidrológico. As águas continentais e oceânicas. A poluição dos recursos hídricos.6. As grandes paisagens fitogeográficas - Os fatores responsáveis pela distribuição dos vegetais. As ações antrópicas sobre a cobertura vegetal.7. A População mundial - Os conceitos básicos para o estudo da população. A distribuição espacial da população. A estrutura da população. A população e o meio ambiente.8. A produção do espaço urbano - As funções urbanas. Os processos de urbanização. A urbanização e o meio ambiente.9. A produção do espaço agrário - Os condicionantes naturais e antrópicos da atividade agropecuária. Os sistemas agrícolas e de criação. A estrutura fundiária. Os impactos das atividades agrárias sobre o meio ambiente.10. As atividades industriais - Os fatores responsáveis pela localização industrial. Os principais tipos de indústrias. A indústria e as fontes de energia. Os impactos ambientais decorrentes das atividades agrícolas.11. O comércio internacional - A evolução da atividade comercial. As principais organizações comerciais. O papel dos serviços na organização do espaço industrial.12. As desigualdades de desenvolvimento e a organização do espaço mundial.13. Os principais aspectos geográficos da Europa, Ásia e América do Norte - Os blocos econômicos.14. Os principais aspectos geográficos da América Latina e da África - O Mercosul.15. As bases naturais do Brasil - A estrutura geológica e o relevo. Os principais compartimentos regionais de relevo. A rede hidrográfica. As condições climáticas. Os grandes grupos de solos e sua utilização agrícola. As principais formações vegetais.16. A dinâmica da população brasileira - A evolução do povoamento e os processos migratórios. A estrutura da população. As principais características do mercado de trabalho.17. A urbanização no Brasil - A organização urbana e o papel das regiões metropolitanas. Os principais problemas ambientais das grandes cidades brasileiras.18. O espaço agrário brasileiro - A estrutura agrária e os problemas sociais no campo. As principais atividades agropecuárias. As principais transformações ocorridas em decorrência do processo de modernização da agricultura. As novas fronteiras agrícolas.19. As atividades industriais e as fontes de energia no Brasil - Os fatores condicionantes da concentração industrial. Os principais impactos ambientais decorrentes das atividades industriais.20. O comércio e os serviços no Brasil - Os tipos de comércio. O papel do comércio na organização do espaço no país.21. Os principais aspectos geográficos das macrorregiões brasileiras - A Região nordeste. Principais aspectos naturais das macrorregiões brasileiras. Os processos de ocupação do espaço e as atividades econômicas.22. A organização do Estado brasileiro - A organização político-administrativa. A Organização dos Poderes. Os principais aspectos geográficos do Estado de Pernambuco.23. Os problemas geográficos da atualidade. PROGRAMA DE GEOMETRIA GRÁFICA (PARA CURSOS DO GRUPO 08) 1. GEOMETRIA BIDIMENSIONAL • Medidas lineares e angulares da unidade de sistemas distintos; escalas numéricas e gráficas; segmentos proporcionais;• Medidas de área – conversão de medidas; de unidade de sistemas distintos;• Relações métricas entre pontos e retas; pertinência, concorrência e paralelismo; perpendiculares e menor distância;• Lugares geométricos – retilíneos de eqüidistância;• Propriedades gerais dos polígonos convexos;• Elementos, relações, propriedades e construções dos triângulos, quadriláteros e polígonos regulares, convexos e estrelados de cinco ou mais lados;• Círculo – elementos, relações, propriedades e construções; problemas de tangência e concordância;• Lugares geométricos curvilíneos: arco capaz e curvas cônicas – elementos, relações, propriedades e construções;• Transformações geométricas no plano – rotação e translação; simetria central e axial; identificação de centros e eixos de simetria nas figuras planas; homotetia e sua aplicação na mudança de escala de uma figura; 2. GEOMETRIA TRIDIMENSIONAL • Poliedros – classificação e identificação das pirâmides e poliedros regulares convexos; área e volumes dos prismas e pirâmides;• Sólidos redondos – classificação e identificação das propriedades dos cones, cilindros e esferas; área superficial e volume;• Identificação e representação de formas obtidas por sessões do paralelepípedo retângulo em vistas ortogonais;• Identificação de formas obtidas por sessões do paralelepípedo retângulo representadas em cavaleira e/ou isometria. Obs.: Além das questões objetivas de resultado numérico ou de verdadeiro – falso, a prova de geometria gráfica incluirá questões de traçado instrumental, que serão corrigidas visualmente, pois seu resultado será traduzido na figura. PROGRAMA DE BIOLOGIA • No item II – GENÉTICA, acrescentar o Sub-tópico 7 1. • Considerações Básicas, Iniciais e Recentes em Biotecnologia:Bactérias, Vírus, Clonagem de DNA, Projeto Genoma Humano e de outros seres, Mapeamento de Genes, Terapia Gênica, Vacinas Gênicas, Transgênicos, Células Tronco.